Teste de Widget

Av. Sagitário, 138 - Conj. 1505 - Torre London - Barueri - SP Tel: 11 4208-2595 / 4195-9967   email: comercial@imaxima.com.br

16/09/16 - China lança primeiro satélite de telecomunicação quântico do mundo

 

A China lançou com sucesso às 1h40 da madrugada de hoje o primeiro satélite de telecomunicação quântico do mundo. O lançamento foi feito do Centro de Lançamento de Satélite de Jiuquan, no Deserto Gobi, noroeste da China.

 

O Satélite de Experimentos Quânticos em Escala de Espaço (Quess, em inglês), foi transportado pelo foguete Longa Marcha-2D.

 

O satélite, que pesa mais de 600 quilos, circundará a Terra uma vez em cada 90 minutos depois de entrar na órbita hélio-síncrona em uma altitude de 500 quilômetros.

 

O satélite foi batizado de “Mozi”, filósofo e cientista chinês do Século 5 a.C. considerado como a primeira pessoa na história humana a conduzir experimentos ópticos.

 

Na sua missão de dois anos, o Quess é deverá estabelecer telecomunicações quânticas à prova de ataques de hackers através da transmissão por códigos do espaço para a Terra, e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos mais estranhos na física quântica - o emaranhamento quântico.

 

A telecomunicação quântica possui segurança ultra-alta, pois um fóton quântico não pode ser separado nem duplicado. Por isso, é impossível escutar furtivamente, interceptar ou decifrar as informações transmitidas através dele.

 

Com a ajuda do novo satélite, os cientistas poderão testar a distribuição de chave quântico entre o satélite e as estações na Terra, e realizar telecomunicações quânticas seguras entre Pequim e Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

 

O Quess, como planejado, também vai transmitir fótons emaranhados para as duas estações na Terra, 1.200 quilômetros de distância, a fim de testar o emaranhamento quântico em uma distância mais longa e o teletransporte quântico entre si próprio e uma estação em Ali, no Tibete.

 

 

Fonte: Diário do Povo Online

 

fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/285071-9

 

Próxima

Anterior